Cinco lobos (3 dos quais lobitos felinos) decidiram mudar de país em busca de novos sonhos. Uma nova aventura do Centro de Portugal para o Centro da Suiça. Já regressámos a Portugal e agora a história conta-se por cá
2.2.11

Ontem fez exactamente dois anos que chegámos à Suíça. Foi um dia que me fez pensar em tudo o que tem acontecido, nesta experiência avassaladora que tem sido viver longe da minha família e longe de tudo o que me era familiar e conhecido. É curioso que no final de cada ano não costumo fazer balanços sobre o que aconteceu mas nesta data fiz. Talvez por ser uma data que me tenha marcado e que continua a marcar o nosso percurso.

Muito aconteceu durante estes dois anos. Experiências difíceis que foram sendo ultrapassadas sem se fazerem grandes filmes em volta delas mas que agora, olhando para trás, me provocam algumas sensações difíceis e lembranças dolorosas. Disso é exemplo o falecimento do meu lobito amado, que me acompanhou ao longo de toda a sua vida (10 anos) e que era um anjinho, ternurento e doce. Acredito seriamente que foi o momento mais difícil de toda a minha vida…Mas as experiências negativas não se ficaram por aqui, teve ainda aquela chefe transtornada do cérebro que me fez a vida negra e o acidente do lobo que nos abalou profundamente.

No entanto, os aspectos positivos desta experiência têm sido mais que muitos. As viagens que já fizemos, as cidades que conhecemos, o que já conseguimos concretizar desde que cá chegámos e, a cereja no topo do bolo, é a nossa bebecas que está quase, quase a vir conhecer os papás. Positivo é também o facto desta experiência me ter aproximado muito do lobo. Como estamos sem a família por perto vivemos praticamente um para o outro, conhecemo-nos profundamente, apoiamo-nos e tem sido uma agradável surpresa todos os momentos que passámos juntos. Sei que posso contar com ele para tudo e confio verdadeiramente a minha vida nas suas mãos.

De uma forma geral acredito profundamente que emigrar é das coisas mais difíceis que podem acontecer a uma pessoa. O termo “saudade” ganha uma nova dimensão (no meu caso passou de uma palavra teórica a uma sensação muito física, que dói profundamente). Tenho pena que o meu país de origem não me permita viver lá, não me permita ter um trabalho minimamente decente depois de todo o investimento financeiro e de tempo que fiz para realizar um curso superior. Tenho muita pena de olhar para o meu país e, apesar dos cerca de 2.000 quilómetros que nos separam, conseguir ver a corrupção e injustiça que por lá vai. Os políticos enojam-me. As suas decisões enojam-me. A forma como o país trata os pobres e idosos enoja-me. A forma como o país trata os animais enoja-me. E, por isso, e muito mais não me vejo a regressar definitivamente ao meu país… 

E por aqui as paisagens continuam assim...frias mas muito lindas!!!!

link do postPor acaminhadadoslobos, às 10:58  comentar

De in-perfeita a 8 de Fevereiro de 2011 às 23:18
Não conhecia o teu blog.
É destaque do sapo. Parabéns.
Li um pouco e gostei. Compreendo que não é fácil ser emigrante. Não é fácil a adaptação, o clima. E depois surgem as saudades.
Mas creio que tens sabido contornar as dificuldades e ter uma vida feliz, muito mais agora que vais ser mãe. O nosso país tem muita coisa boa, mas a política é "rasca" se é que se lhe pode chamar política...politiquice.
Que a vida te sorria nesse país que conheço. Vivi 2 anos em Zurich já há algum tempo. Apesar da neve, do frio, das dificuldades é um país evoluído... com outro tipo de mentalidade.
Boa sorte. Que realizes todos os teus sonhos e objectivos.

De acaminhadadoslobos a 9 de Fevereiro de 2011 às 21:52
Obrigada in-perfeita pelas tuas palavras. Realmente eu e o lobo temos sabido aproveitar o que a vida nos apresenta. Lamento imenso que não tenha condições para viver no meu país, junto da minha família, mas não é por causa disso que deixamos de aproveitar a vida ao máximo. E sinceramente esta experiência na Suíça tem sido maravilhosa em muitos sentidos.
Obrigada mais uma vez pelo teu comentário

Fevereiro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
15
17
18
19

20
22
25

27
28


blogs SAPO